Esta semana trabalhamos a observação de imagens em Ciências.
"Ao professor cabe selecionar, organizar e problematizar conteúdos de modo a promover um avanço no desenvolvimento intelectual do aluno, na sua construção como ser social." (PCN's)
A prática de utilizar imagens para observação nas aulas de Ciências deve contribuir para capacitar o aluno a :
- Obter informações;
- Criar dúvidas para posteriormente procurar esclarecê-las;
- Enriquecer as experiências que realizam;
- Desenvolver habilidades;
- Formar bons hábitos;
- Desenvolver o espírito científico.
A observação da imagem pelo aluno desperta o interesse a buscar outras informações sobre aquilo que ele vê, criando assim um processo de pesquisa para esclarecimento de dúvidas posteriores. Neste ponto a criança passará a comparar os conhecimentos que já possuía, consolidando seu potencial já existente com a nova aprendizagem.
Dessa forma o professor poderá trabalhar com os conceitos populares do aluno e introduzir o conceito científico.
Muitos são os assuntos que podem ser abordados dependendo da observação da imagem. O professor deverá estabelecer um roteiro, um planejamento e objetivos bem claros, para que seja despertado no aluno um desejo de conhecer e respeitar a Ciências.
Objetivos da observação de imagens
- Facilitar a percepção e compreensão dos alunos;
- Contribuir para a melhor fixação da aprendizagem;
- Incentivar atividades didáticas;
- Tornar o estudo mais interessante;
- Favorecer processos mentais: observação, comparação, análise e síntese.
GRUPO 4
Ana Maria Shepierski Monteiro Pereira.
Anna Cristhina Pereira Carneiro Jório.
Maria Madalena Teixeira Marino.
Andréia Rosa Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário