sexta-feira, 20 de abril de 2012

Trabalho de Observação de Imagens

         Esta semana trabalhamos a observação de imagens em Ciências.

"Ao professor cabe selecionar, organizar e problematizar conteúdos de modo a promover um avanço no desenvolvimento intelectual do aluno, na sua construção como ser social." (PCN's)

        A prática de utilizar imagens para observação nas aulas de Ciências deve contribuir para capacitar o aluno a :

  • Obter informações;
  • Criar dúvidas para posteriormente procurar esclarecê-las;
  • Enriquecer as experiências que realizam;
  • Desenvolver habilidades;
  • Formar bons hábitos;
  • Desenvolver o espírito científico.


            
             A observação da imagem pelo aluno desperta o interesse a buscar outras informações sobre aquilo que ele vê, criando assim um processo de pesquisa para esclarecimento de dúvidas posteriores. Neste ponto a criança passará a comparar os conhecimentos que já possuía, consolidando seu potencial já existente com a nova aprendizagem.
         Dessa forma o professor poderá trabalhar com os conceitos populares do aluno e introduzir o conceito científico.
        Muitos são os assuntos que podem ser abordados dependendo da observação da imagem. O professor deverá estabelecer um roteiro, um planejamento e objetivos bem claros, para que seja despertado no aluno um desejo de conhecer e respeitar a Ciências.

Objetivos da observação de imagens
  • Facilitar a percepção e compreensão dos alunos;
  • Contribuir para a melhor fixação da aprendizagem;
  • Incentivar atividades didáticas;
  • Tornar o estudo mais interessante;
  • Favorecer processos mentais: observação, comparação, análise e síntese.


GRUPO 4
Ana Maria Shepierski Monteiro Pereira.
Anna Cristhina Pereira Carneiro Jório.
Maria Madalena Teixeira Marino.
Andréia Rosa Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário